A revolução dos bichos, por George Orwell

A Revolução dos bichos se inicia a partir de um velho e sábio porquinho, conhecido na granja como Major, que com seus muitos anos de vida, consegue chegar às conclusão de que a vida de servidão e obediência não lhes é justa (a ele e aos animais). A partir desse pensamento, a ideia se inicia. Os porcos assumem a responsabilidade para tal e com a certa oportunidade, transformam, ou melhor, tomam e nomeiam a antiga Granja do Solar como a atual Granja dos Bichos, representando a mudança e o passado de tirania humana deixado para trás.
A primeira ideia, de igualdade entre animais, e cada um trabalhar da forma que pode, mas, com o tempo, algo parece estar mudando, uma hierarquia surge. Agora, todos os animais são iguais, mas, alguns são mais iguais que outros.
A mudança ocorreu lenta e gradativamente, em que houve a doutrinação de algumas espécies e filhotes além de vantagens aos porcos, por seus pensamentos intelectuais.
Houve o início das ordens, em que os bichos apenas deviam ouvir e aceitar. Acaba chegando ao ponto de vender o alimento e os ovos das galinhas em prol de materiais para a construção de um moinho. Indo contra alguns dos 7 mandamentos do pensamento Animalistico, que foram escritos a partir da primeira reunião após a Revolução, de acordo com os desejos dos participantes. Os mesmos antigos pensamentos são complementados de forma que aparentam serem daquela maneira desde sempre, indo contra as ideias iniciais, que agora nem em lembrança existem.
Ao fim, a fome e o trabalho predominam e homens e porcos não reconhecem quem é quem.

A Revolução dos Bichos foi e é uma das maiores fábulas satíricas existentes, pois, com essa simples escrita consegue “analisar a teoria de Marx do ponto de vista dos animais” (ORWELL, 1945, p. 114) e também facilmente ironiza o movimento soviético. Assim o socialismo conseguiria ser revivido, sem que a partir dessa experiência, se tornasse a única forma de que algo assim aconteça.
Orwell vivia no interior da Inglaterra, e teve sua inspiração a partir de uma cena em que um garoto açoitava um cavalo, imaginando o que seria de nós caso alguns deles entrasse em revoltas contra a humanidade, assim aplicando todo o conceito anteriormente citado. O livro foi concluído 6 anos mais tarde, logo no início da Segunda Guerra e com muitas dificuldades a escrita foi publicada, após anos de sua finalização.

10 comentários sobre “A revolução dos bichos, por George Orwell

Deixe um comentário