Este livro conta a história de Bruno, um jovem menino que um dia ao chegar em casa descobre uma mudança para o interior, levado pelo trabalho do pai. Nesse lugar remoto Bruno observa de longe homens carecas com seus pijamas listrados caminhando para lá e para cá sem rumo, se pergunta o motivo de não pularem aquela cerca de arame. Um dia ao caminhar em volta da cerca descobre um menino, cujo nome é Smuel, se tornam amigos, uma amizade improvável envolta de dor e destruição porém a inocência infantil os tornam amigos para sempre.

Emocionante.
É um livro curto, rápido de leitura e compreensão, tem sua história passada durante a segunda Guerra Mundial, porém é fictício. Um conto para reflexão, algo que mexe com nosso interior, tanto na maneira de pensar quanto no emocional. Por ser a inocência de duas crianças em um mundo em guerra, envolto de preconceito e perseguição, em meio a tais circunstancias a amizade vence, espero que você leia e sinta por si próprio tais emoções.
Além do livro foi feito o filme, nunca assisti, não posso dar minha própria opinião, mas tem as que ouvi, que assistiu não se arrependeu assim como quem leu.