Acabei de terminar essa leitura, e novamente Jojo me surpreendeu, com duas histórias entrelaçadas porém em épocas diferentes, manteve o sentimento de que algo deveria acontecer, de que as mocinhas TINHAM que se dar bem no final. Tamanho sofrimento desperta no leitor inquietação para que tudo acabe bem.
Trata-se de duas mulheres, uma em 1917 durante a Primeira Guerra e outra em 2006, ambas as mulheres foram tragicamente separadas de seus maridos, os amores de suas vidas.

Capa da obra.
Sophie teve seu marido tirado pela Guerra, cuidando de um hotel de sua família com sua irmã e suas crianças, arriscando a própria vida ao desafiar comandantes alemães por um leitão, acaba por ter de alimentar militares inimigos em seu próprio lar. O Kommandant em especial, que tanto admira o quadro pintado por Édouard Lefèvre, seu marido. Sophie faz um perigoso acordo usando o quadro intitulado A Garota Que Você Deixou Para Trás como moeda de troca .
Liv vive em Londres, na Casa de Vidro, projetada por seu marido, falecido havia quatro anos mas sua morte ainda não havia sido superada, o que Liv sentia por David era algo imensurável. Crendo que qualquer meio dese afastar da casa seria uma traição a memória de David, mantinha dividas enormes, a casa hipotecada e se afastava de qualquer um que se aproximasse com intenções amorosas. A dor da perca não diminuíra, mas o quadro A Garota Que Você Deixou Para Trás deu-lhe forças para continuar. Até o momento em que a família Lefèvre decide reivindicar a posse da obra, onde Liv já entrando em falência, decide lutar com todas as suas forças para mante-la consigo.
Não consigo expressar como me senti ao final desse livro, é até reconfortante para quem se emociona e sente cada sentimento expressado nesse romance, com o final que possui, posso finalmente dormir em paz agora.