Nárnia caiu nas mãos dos homens telmarinos. Os legítimos rei e rainha de Nárnia foram destituídos. Um reinado de sombras caiu sobre os habitantes de Nárnia, há mil anos Aslam não é visto. Caspian é o herdeiro do trono, mas por ser mais jovem que a idade necessária, seu tio governa em seu lugar. Caspian foi ensinado como um príncipe deve ser, no entanto, nos seus estudos, acabou por aprender a história não contada, a história do Grande Leão, Aslam, dos Reis e Rainhas de Nárnia que governavam em Cair Parável, dos animais falantes, faunos, centauros, criaturas das quais não se ouvia mais falar.
Com o reinado dos telmarinos, os animais falantes foram expulsos, massacrados, assim como todo e qualquer habitante da Nárnia original. Certo dia, o tio de Caspian ganha um filho, um herdeiro, este agora pode substituir o nosso príncipe como herdeiro do trono. As pressas, o professor que ensinou a verdadeira história, faz com que o garoto fuja da morte eminente que o herdeiro do tio trás, assim ele foge com mantimentos e um presente, a trompa da Rainha Susana, cujo poder de trazer ajuda era despertado ao ser soprada. Ele foge a galope dos guardas do tio, acaba por entrar numa floresta desabitada, lá, por infortúnio do destino, acaba por bater a cabeça em um tronco e perde seu cavalo. Ao acordar se encontra em minúscula casa, nela havia dois anãos e um texugo, esse texugo era um animal falante, o jovem principezinho estava diante de três criaturas teoricamente extintas, e essas criaturas seriam seus primeiros súditos. A trompa é soprada, e Aslam permite a volta dos antigos Reis e Rainhas de Nárnia. O Grande Rei Pedro, Rainha Susana, Rei Edmundo e Rainha Lúcia retornam ao país que amam e desejavam retornar, agora para uma de suas maiores aventuras. Aslam retorna e o reino dos telmarinos caí. Mas o que interessa é a forma de como isso ocorre.
O Príncipe Caspian é um dos melhores contos advindos do mundo de Nárnia, se bem que gosto de todas as escritas. Nesse conto os reis e rainhas são crianças com sabedoria e tempo de vida distintos nesse mundo, com toda a grandeza que possuem, assim como a coragem e força que carregam em seus pequenos corpos. É maravilhosa a forma com que eles retornam e agem como se nunca houvessem saído.
Este livro deu origem ao filme, lançado em 30 de maio de 2008, com 2 horas e 30 minutos de duração foi um filme bem aprovado pelo público geral por ser fiel ao livro, muito mais fiel que alguns por aí cof cof Percy Jackson cof cof.