Contos de amor e terror, por Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe (1809-1848) nasceu nos Estador Unidos, ficou órfão muito cedo e foi adotado por uma família de muitas posses, o que lhe proporcionou uma boa educação. Na faculdade se envolveu com álcool e jogos. Em 1827 publicou “Tarmelão e Outros Poemas”, ganhando em seguida vários concursos, mas o álcool sempre o impediu de ter um emprego estável.

Resultado de imagem para edgar allan poe
Edgar Allan Poe (1809-1848)

Se casou com uma prima de 13 anos em 1835, época que foi editor da Soltber Literary Messenger, logo perdendo o emprego para a bebida. Sua esposa morreu precocemente em 1847, no ano seguinte foi a sua vez.

Allan via a beleza na morte de uma mulher bonita, visão perceptível no livro que falo em questão. Como um escritor romântico, a tragédia carrega um brilho circunscrito em seus acontecimentos. Deu também inicio a temática do mistério e foi fundador dos contos policiais.

Nesse livro estão contido seis dos contos de Edgar, como o próprio nome já diz, as temáticas são amor e terror, a última sendo especialidade de Poe.
A escrita de terror nesse caso tem uma sensação única, pois não tenta causar susto ou aterrorizar, mas sim cutucar, incomodar e apresentar uma cena desconfortável para o leitor. Não claramente irá trazer o medo, mas a estranheza é garantida.

Pode-se citar que o autor mantém um padrão de história sempre que o título carrega o nome de uma mulher. Será em torno de um homem, apaixonado ou não por uma moça que o ama ou não, em que essa mulher é amaldiçoada e algum mal caí a ela, o homem sobrevive aos fatos e narra a história anos depois como uma simples lembrança. Um padrão perceptível logo que a sequência de histórias é lida.
Esses foram os primeiros contos que li depois de O mistério de Margot Rogêt, na verdade esse é uma adaptação de um crime real sem solução adaptado para as páginas. Também foi uma introdução a nova temática de terror, terreno em que ainda não havia me aventurado mesmo dizendo para os quatro cantos do mundo que leio de tudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s