Série: Vida e história de Madam C.J. Walker (baseada em fatos reais)

Conheça Madam C.J. Walker, primeira milionária self made negra dos ...
Madam C.J Walker (séc. XX)

Vida real

Sarah Breedlove, mais conhecida por Madam C.J Walker foi uma a primeira empresária negra a se tornar milionária, isso poucos anos após o inicio do século XX, o que é um grande marco. Filha de ex-escravos, teve uma vida difícil, casamento e viuvez precoces, a necessidade de trabalhar em campos de algodão e depois como lavadeira para sustentar a si e a filha do primeiro casamento.

Seu trabalho foi baseado na produção e venda de produtos para cabelos crespos, que até aquele momento não havia recebido nenhuma atenção por parte das novas ideias. A população afrodescendente precisava de uma demonstração de força e realce da própria beleza, que na época era imposta a forma europeia de costumes.

A filha de escravizados que ficou milionária e agora inspira série ...

Uma forma que encontrou de não banalizar seus produtos e não impor um novo padrão de beleza negra foi colocar o próprio rosto nas embalagens, para realçar o porte individual de quem o comprasse.

Foi a partir de trabalho duro, esforço e garra que essa marca pode crescer. Walker foi conhecida por seus trabalhos filantrópicos e a luta pelos direitos dos negros, principalmente das mulheres, que eram ainda mais silenciadas.

Madame C.J. Walker: liberdade contra o racismo
Madam C.J com um grupo de mulheres

Teve uma morte precoce em 1919, devido a esteatose hepática, popularmente conhecida por gordura no figado, aos 51 anos, com patrimônio de 8 milhões de dólares.

Série

A Vida e a História de Madam C.J. Walker | Site Oficial Netflix
Octavia Spencer como Madam C.J Walker (2020)

O drama foi baseado em fatos reais mas ainda assim carrega alguns detalhes para enfeitar a história, como a origem de formula usada nos produtos para cabelos crespos e a sexualidade de sua filha A’Lelia Walker.

A'Lelia Walker – Wikipédia, a enciclopédia livre
A’Lelia Walker

O desenvolvimento acontece sem enrolações, os fatos são apresentados com lapsos de tempo que demonstram a evolução rápida que houve nesse negócio. Conta com 4 episódios, a partir da segundo casamento conturbado e violento que teve, o estresse e a queda de cabelo. E a recuperação por ajuda de uma personagem fictícia chamada Addie Monroe, ou a sua inspiração, Annie Malone, também uma das primeiras mulheres negras a se tornar milionária.

Crítica de A Vida e a História de Madam C.J. Walker
(Netflix/2020)

A vida real se distancia da ficção em alguns pontos, um deles é a inimizade apresentada por essas duas figuras poderosas em seu tempo. Às vezes os roteiristas creem que para haver uma história intrigante, um vilão tem que estar agindo sorrateiramente.

Conexão Mista!: Madame C.J. Walker e Annie Malone: Pioneiras da ...
Madam C.J Walker

A série retrata a ambição bem dosada e medida para alcançar o que deseja, o sentimento de ser mais é evidente. Essa narrativa é indispensável para iniciar a curiosidade em torno da história humana, a história das mulheres e daqueles que mesmo contra a maré obscura que os cerca. conseguem se destacar como a força e a mudança dos ventos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s