Filme: A Noiva Cadáver

(A noiva cadáver/2005)

Após assistir esse filme que relembra a infância de toda uma geração, alguns pontos me chamaram a atenção, mas o principal se fixa na origem da história. Navegando pela internet encontrei uma versão da origem desse folclore.

Origem

Não sei exatamente a origem da ideia, mas alguns sites trouxeram duas versões acerca dessa lenda de origem russa. A primeira é que alguns grupos sequestravam as noivas judias e as enterravam vivas com o objetivo de diminuir os judeus da área. A segunda é a história que um noivo brincando, colocou a aliança de casamento em um galho e o pediu em casamento, e uma noiva morta, cheia de vermes se levanta. Essa logo reivindica seus direitos de noiva, mas um rabino alega que um morto não possui os direitos dos vivos e anula o casamento.

Filme

Talvez as novas crianças não conheçam ou não tenham interesse no filme chamado A noiva cadáver. É um filme estilo gótico lançado em 2005, dirigido por Tim Burton e Mike Johnson, com grandes nomes como Johnny Deep e Helena Bonham Carter.

Sra. e Sr. Everglot (A noiva cadáver/2005)

Victor (Deep) estava para se casar por um acordo entre seus pais e os da noiva, Victoria (Emily Watson). Quando no ensaio da cerimonia as coisas não dão muito certo, ele vai até a floresta, recita as palavras e encaixa a aliança em um galho. A Noiva Cadáver (Bonham) o toma por marido e o leva ao submundo dos mortos, muito colorido e vivo, contrastando com o mundo dos vivos, acinzentado e apático .

Victor e Victoria (A noiva cadáver/2005)

Fazem uma comemoração pelo casamento, mas Victor tenta a todo custo voltar para a superfície para se casar com Victoria, que é informada de que o noivo foi visto com uma mulher no bosque. O filme se segue de forma direta e envolvente, com músicas viciantes e uma trama bem formada.

(A noiva cadáver/2005)

O desfecho é triste e feliz, com revelações acerca da morte da Noiva, ou melhor, Emily, que foi assassinada por seu primeiro noivo e morta no lugar em que Victor a encontrou, mas essa moça finalmente encontra a paz.

Emily (A noiva cadáver/2005)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s